Escambo na área nobre

Rui Costa fechará escola pública para leiloar sua área em bairro de luxo de Salvador

Governador ignora protestos de alunos e alega que área será trocada por novas escolas na periferia

acessibilidade:

Sob a alegação de que busca construir mais unidades de ensino na periferia da capital, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou nesta quinta-feira (26) que fechará o Colégio Estadual Odorico Tavares, para leiloar a área da escola encravada numa das regiões mais luxuosas de Salvador (BA), o Corredor da Vitória.

Estudantes da escola pública já fizeram pelo menos três protestos neste mês contra o escambo sugerido pelo petista: a troca da área por novas escolas. Mas o governador confirmou a decisão em uma entrevista à TV Record Bahia, sem indicar datas para o fechamento do Colégio Odorico Tavares, nem para a realização do leilão.

Rui Costa disse que sua intenção é “evitar gastos com passagem de ônibus e metrô”, mantendo os alunos do colégio nas proximidades de casa. Enquanto isso, o terreno no Corredor da Vitória será cedido a uma empresa que se comprometer em financiar a construção de mais escolas na periferia de Salvador.

“Hoje temos 30 mil alunos em Salvador, estudando em prédios alugados, sem a mínima condição de uma educação eficiente. E o que nós temos no Odorico não chega a 300 alunos matriculados. Duzentos e poucos. Quase a totalidade deles morando na periferia. O pai e a mãe gastando passagem de ônibus ou de metrô. E 30 mil [alunos] sem escola suficiente. Então, o que nós estamos fazendo? Construindo novas escolas”, justificou o governador.

“Nós não vamos querer receber em dinheiro. Eu quero trocar em escolas construídas na periferia. Quem entregar mais escolas para o povo da Bahia. Escolas com 35 salas, com laboratório, refeitório, biblioteca, quadra coberta, campo de grama sintética. Escola de primeiro mundo”, prometeu o petista.

Segundo o governador, a empresa que arrematar a área somente receberá a escritura quando as novas escolas estiverem prontas e entregues para os alunos. “Então, eu estou trocando uma escola em 6, 7, 8 ou 9 escolas aqui em Salvador. É isso que nós estamos fazendo para atender 30 mil alunos”, chutou Rui Costa.

“É simplesmente racionalidade, e buscando levar escola onde a família mora, para evitar que pessoas pobres tenham que gastar ainda o dinheiro para pegar ônibus, pegar metrô, para poder ir com seu filho para a escola”, concluiu o governador.

Estudantes e ex-alunos do Colégio Odorico Tavares fizeram seu primeiro protesto em 4 de dezembro. A segunda manifestação foi no dia seguinte, e o último protesto no dia 6. A manutenção do funcionamento da unidade de ensino é o ponto central dos protestos. (Com informações do G1)
Reportar Erro