Ônibus

Rodoviários iniciam greve a partir do próximo dia 8

Para não parar, motoristas e cobradores exigem reajuste de 20%

acessibilidade:

Os rodoviários do Distrito Federal decidiram neste domingo deflagrar greve geral a partir do próximo dia 8, segunda-feira, para obtenção de reajuste salarial de 20% e mais 35% em benefícios como ticket-refeição. Os patrões ofereceram reajuste de 8,34%, correspondente à reposição da inflação, nos últimos doze meses. Dias atrás, eles deram uma demonstração de força ao paralisar totalmente os serviços por quatro horas, deixando sem transporte mais de um milhão de pessoas.

O sindicato que representa os rodoviários do DF não informou se essa categoria profissional vai respeitar o percentual mínimo de funcionamento de 30% da frota, durante a greve, determinado por lei. Na paralisação-relâmpago desta semana, aliás sem prévio aviso, eles ignoraram a lei e paralisaram 100% dos ônibus.

O Tribunal Regiona do Trabalho (TRT) promoveu uma reunião esta semana para tentar evitar a greve, mas o esforço foi inútil. E marcou uma reunião de concliação para esta segunda-feira (1º).

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.