atitude criminosa

Rodoviários estacionam ônibus e trancam Eixo

Rodoviários se acham no direito de atrapalhar a vida dos brasilienses

acessibilidade:

bloqueioonibusrodoviaria_620x465Numa atitude criminosa, rodoviários estacionaram um ônibus travando cinco faixas do Eixo Monumental para protestar pelos salários atrasados. O presidente do Sindicato dos Rodoviários, João Osório, alegou que a manifestação era dos motoristas de Brazlândia, Santa Maria e Cruzeiro que não foram aproveitados nas novas empresas. O protesto durou cerca de 30 minutos.

A interdição gerou um longo engarrafamento em pleno horário do almoço. A liberdade de locomoção é um direito fundamental de primeira geração que se goza em defesa da arbitrariedade do Estado no direito de ingressar, sair, permanecer e se locomover no território brasileiro. Este direito encontra-se acolhido no artigo 5º da Constituição Federal. É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

O secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, vai tentar intervir para ajudar os motoristas. No entanto, as promessas de Vazqques não podem ir muito além porque o Tribunal de Justiça proibiu o governo de arcar com os R$ 113 milhões de rescisão dos motoristas e cobradores que trabalhavam nas empresas que deixaram o sistema de transporte do DF.