Do Jacarezinho ao Congresso

Autoridades lamentam morte e exaltam trajetória de David Miranda

Representantes dos Poderes da República destacam trajetória do ex-deputado fluminense que morreu aos 37 anos

acessibilidade:
Ex-deputado David Miranda chegou ao Congresso Nacional após ficar órfão e ser acolhido por família pobre do Jacarezinho. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Integrantes dos Poderes da República prestaram solidariedade a familiares e destacaram trajetória do ex-deputado federal fluminense David Miranda, que morreu, nesta terça-feira (9), aos 37 anos, após não resistir a um quadro de infecção gastrintestinal que o levou à internação, em 6 de agosto de 2022, e interrompeu suas lutas na política e na vida. Miranda chegou ao Congresso Nacional, após infância pobre como órfão acolhido por família pobre da comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

O presidente da República, Lula (PT), ofereceu condolências ao marido de Miranda, o jornalista americano Glenn Edward Greenwald, com quem o ex-deputado tinha dois filhos. “Um jovem de trajetória extraordinária que partiu cedo demais”, lamentou o petista.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também elogiou a luta intensa do jovem David Miranda pela vida. O ex-deputado desistiu de sua candidatura à reeleição, em setembro de 2022, em razão de seu internamento, no mês anterior. “Nossa solidariedade à família. Descanse em paz após uma luta intensa pela vida”, escreveu Lira, em suas redes sociais.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, também lamentou a notícia de que David Miranda partiu tão cedo. “Sua perda é incontestável e seu legado será sempre lembrado. Ele foi um companheiro de partido e esteve à frente do parlamento defendendo nossas lutas. Que Tupàn conforte sua família nesse momento difícil”, disse a líder indígena, sobre Miranda, que iniciou sua trajetória política no PSOL, quando foi eleito o primeiro vereador gay da cidade do Rio de Janeiro, em 2016.

O marido de David Miranda destacou sua trajetória extraordinária do ex-deputado, que perdeu sua mãe aos 5 anos, ficando órfão na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. “Uma vizinha linda, Dona Eliane, acolheu David e, apesar da pobreza e de já ter 4 filhos, se tornou a Mãe de David e lhe deu uma chance de vida. Ela deu a David a chance de viver todo o seu enorme potencial, superando as barreiras para um menino como ele”, escreveu o jornalista americano que, junto ao marido, repetiu o mesmo gesto que marcou a trajetória de Miranda, ao acolher como seus filhos dois irmãos alagoanos.

Miranda se tornou deputado federal em 2019, aos 32 anos, após o ex-deputado Jean Wyllys (PSOL) renunciar, em razão de ameaças de morte.

Veja as manifestações de condolências de políticos e personalidades, como o ex-ministro Ciro Gomes e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues:

 

 

 

Reportar Erro