AVISA LÁ

Renan Filho demite secretário através de recado por telefone

Governador exonerou, saiu de férias e mandou secretário avisar

acessibilidade:

Ato natural para qualquer governante que decide mudar sua equipe, a troca de comando na pasta da Agricultura do Estado de Alagoas foi marcada pelo tratamento deselegante do govenador Renan Filho (PMDB). O titular da pasta, Álvaro Vasconcelos, recebeu por telefone a notícia de sua exoneração, comunicada pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, no início da tarde desta quinta-feira (19). Sua saída marca a efetivação do apoio à reeleição de Renan Filho, em 2018, pelo senador Fernando Collor (PTC-AL), que indicou um técnico para a pasta.

O recado sobre a exoneração foi dado pelo auxiliar do governador, um dia depois de o secretário ter encontrado Renan Filho, em Brasília-DF, em duas ocasiões; e na véspera do maior evento agropecuário de Alagoas, a Expoagro. Enfim, Álvaro Vasconcelos foi dormir sem receber um agradecimento sequer do governador pelos quase três anos de serviços prestados ao Estado.

Saída sem agradecimentos (Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas)“O governador não ligou. Além de Fábio Farias, os únicos telefonemas que recebi foram do secretário [da Saúde] Christian [Teixeira], sendo solidário. E recebi telefonema também do senador Renan Calheiros, que não estava sabendo exatamente disso, tomou até um susto e pediu para conversar comigo, porque tem a cota do PMDB, que ele disse que eu tenho que fazer parte e estar junto com ele, lá. Mais de ninguém.”, disse ao Diário do Poder secretário exonerado.

Álvaro Vasconcelos recebeu do secretário Fábio Farias a explicação de que deixa o cargo porque, desde que foi nomeado na cota do Collor, em janeiro de 2015, o senador não o considerava como indicação pessoal sua, mas do setor produtivo. E, por uma gentileza, foi mantido no cargo.

“Ouvi que, para o senador Collor poder participar desse momento político que vivemos para 2018, apoiando o senador Renan, ele gostaria de comandar a secretaria de Agricultura. E já havia escolhido o nome do Antônio Dias Santiago, que é um técnico da Embrapa, especializado e uma excelente escolha”, relatou Álvaro Vasconcelos, que na última quarta teria conseguido destravar a liberação de R$ 21 milhões para Agricultura e mais R$ 27,5 milhões para o Programa do Leite.

'SEM ESTRESSE'

Ao Diário do Poder, o secretário Fábio Faria disse não ter havido nenhum estresse com a exoneração de Álvaro Vasconcelos. E que exoneração foi um dos últimos atos de Renan Filho, antes de transmitir o comando do Estado ao seu vice Luciano Barbosa (PMDB), para dez dias de férias.

“Antes de transmitir o cargo para se licenciar, pela manhã, o governador tomou logo a decisão, em consideração ao Álvaro Vasconcelos. Pediu para que eu ligasse e disse que também ligaria. O governador não tem nada contra o Álvaro, que realizou um trabalho focado no fortalecimento da agricultura familiar. Não houve nenhum estresse”, disse Farias, ao Diário do Poder.

O novo secretário é ligado à presidente do PTC em Alagoas, Célia Rocha; foi diretor-presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado de Alagoas, coordenou a Embrapa Tabuleiros Costeiros, e possui experiência na área de Agronomia, Agroenergia e Agricultura Familiar, com mestrado pela Universidade Federal de Lavras e doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Sua missão é investir em pesquisas voltadas para a soja e mandioca.

Collor também deve emplacar o novo comando da Agência de Defesa Animal (Adeal), órgão que estava sob o comando político do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB).

Reportar Erro