quase 11%

Regras que favorecem laboratórios tornam hoje os remédios mais caros

Órgão responsável pelas políticas de precificação autorizou reajuste de 10,89% para este ano

acessibilidade:
Escassez de medicamentos é sentida no estado de São Paulo. Foto: Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (1°), o consumidor brasileiro sentirá o bolso pesar na hora de comprar medicamentos. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que se utiliza de regras que favorecem apenas os laboratórios, em prejuízo dos consumidores, vai reajustar o preço dos fármacos em até 10,89%, conforme dispõe medida publicada no Diário Oficial.

O aumento superou a inflação do período, mas corresponde a reajustes máximos. Assim, as farmacêuticas terão liberdade de suplementar o valor dos seus produtos até o limite autorizado pelo governo federal.

A legislação determina que os reajustes anuais serão concebidos considerando a inflação e outros três fatores inerentes à indústria farmacêutica, X, Y e Z, absolutamente confusos e até incompreensíveis para os consumidores

A inflação acumulada no ano compõe 10,54% do valor e o restante é obtido pela soma das demais variantes. O fator X refere-se à expectativa de ganhos futuros de produtividade da indústria farmacêutica do país. O fator Y mede os gastos de produção não captados pelo IPCA (inflação). E o fator Z faz menção aos preços relativos intrassetor.

Por uma determinação da Anvisa, os fatores X e Z estão zerados e não acrescentam valores à base de cálculos do reajuste. Já o fator Y, sofreu neste ano um aumento de 0,35%, que acrescidos aos 10,54% da inflação oficial, chegaram a um sobrepreço de 10,89%.

 

 

 

 

 

Reportar Erro