Saúde

Quanto mais, melhor

UPAs completam seis anos e 18 milhões de atendimentos

acessibilidade:

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) acabam de bater a marca de 18 milhões de atendimentos. Criadas para ajudar a reduzir o grande fluxo nas emergências dos hospitais, as unidades têm cumprido seu papel, alcançando taxa de resolutividade dos casos atendidos superior a 99%. Isso significa que menos de 1% desses 18 milhões de atendimentos precisaram ser removidos para outra instituição de saúde.

Os números expressivos não param por aí. Mais de 124 milhões de medicamentos foram distribuídos à população e cerca de 16 milhões de exames laboratoriais e de raios-x foram realizados. As 52 UPAs inauguradas até hoje no estado totalizam 208 leitos em salas de cuidados intensivos, 680 em salas de cuidados semi-intensivos e 413 consultórios. Quem procura o serviço também conta com atendimento de pediatria, odontologia e clínica médica, além de exames laboratoriais, Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização.

Coordenadora de enfermagem da UPA Campo Grande I, Carla Dantas, de 38 anos, pode dizer que fez parte desses 18 milhões de atendimentos. Ela se dedica às unidades há 5 anos, tendo trabalhado nos dois primeiros na UPA Campo Grande II. Carla gosta do que faz e, durante esse tempo, fez amigos e aprendeu muito com a rotina dinâmica de atendimento das unidades.

? O atendimento nas UPAs tem que ser rápido e acho que correspondemos. Eu faço parte desses 18 milhões. Tenho ajudado fazendo os atendimentos, acompanhando pacientes, vendo o crescimento de crianças que vêm à UPA, e recebendo a visita dos pais para agradecer pelo acolhimento. É uma alegria trabalhar aqui, tenho orgulho de fazer parte disso ? afirmou a enfermeira.

Reportar Erro