Mobilidade urbana

Prefeitura abre licitação para escolha de novas empresas de ônibus

Mais recente contrato de concessão de ônibus é datado de 1999

acessibilidade:

A prefeitura de Maceió fez publicar no Diário Oficial o Edital de Licitação do Transporte Público Coletivo. Mais de 325 mil maceioenses utilizam o ônibus como meio de transporte, diariamente. Hoje, a situação é absurda: não há contrato de prestação de serviço e a última concessão data de 1999.

A iniciativa foi classificada pelo prefeito Rui Palmeira como “um passo importantíssimo para uma mudança de paradigma, uma mudança significativa para a melhoria do transporte público da cidade de Maceió, que é uma área que foi negligenciada por anos”.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira, o superintendente de Transportes e Trânsito, Tácio Melo, e o secretário municipal de Governo, Ricardo Wanderley também participaram da coletiva, hoje, em que Palmeira detalhou a iniciativa, baseada na Pesquisa de Origem e Destino realizada pelo Governo do Estado, que traçou um panorama da utilização do transporte por todos os bairros da cidade.

De acordo com o prefeito, a licitação pretende regular o transporte público e melhorar a qualidade dos serviços, atendendo às necessidades de mobilidade e transporte da população maceioense.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira enumerou as ações que a gestão vem realizando na área do transporte público antes mesmo da licitação. “Quando você reforma terminais, implanta faixa azul, abre novas vias e novos corredores de ônibus e faz uma licitação dessas é a demonstração de que a Prefeitura está de fato preocupada coma reestruturação”, comentou.

O edital é aberto à participação de qualquer empresa do território nacional que ofereça o serviço, inclusive as que operam atualmente na capital. Serão vencedoras as que apresentarem as melhores propostas de operação dentro do que estabelece o edital. A previsão é que as mudanças comecem a vigorar no primeiro semestre de 2016, se tudo transcorrer conforme o cronograma. O prazo da concessão para as empresas é de 15 anos, prorrogável por mais cinco.

Reportar Erro