ALÍVIO NO TRÂNSITO

Prefeito atrai investimento federal para vias críticas de Maceió

Rui e Quintella acertam que obra na Fernandes Lima é com Dnit

acessibilidade:

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) cumpriu agenda em Brasília-DF, onde assinou com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Mauricio Quintella, na tarde dessa quarta-feira (23), um aditivo ao convênio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a Prefeitura Municipal para que o governo federal possa destinar recursos e investir em obras de infraestrutura nas principais avenidas de acesso à capital alagoana.

Com a alteração, o Dnit passa a ser responsável pela manutenção das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além da Via Expressa. O que alivia boa parte dos custos da Prefeitura de Maceió com a garantia da trafegabilidade, justamente no momento em que o prefeito tucano resiste ao desgaste causado pelos danos das intensas chuvas nas vias da capital de Alagoas.

União bancará obras em gargalos no trânsito (Marco Antônio/Secom)“No antigo convênio, firmado anos atrás, e que não era bom para o município, fazíamos a gestão e a fiscalização dessas vias federais, ou seja, toda a manutenção era feita pelos cofres do município. Agora, vamos continuar com a parte de controle de transporte e trânsito, enquanto o DNIT vai fazer investimentos em asfalto e sinalização vertical e horizontal”, destacou o prefeito tucano.

O ministro Maurício Quintella afirmou que as intervenções serão fundamentais para manutenção e melhoria da trafegabilidade nas importantes vias, que são extensões das rodovias federais BR-104 e BR-316, na área urbana da cidade. E garantirão economia significativa para a Prefeitura de Maceió, que deve lançar um grande programa de recapeamento de quase 50 vias.

“A Prefeitura vai poder usar os recursos que aplica hoje para realizar essa manutenção em outros locais da cidade. Sem dúvida, será uma retirada de aplicação financeira importante”, disse o ministro.

O diretor-geral do Dnit, Valter Casimiro lembrou que já havia delegado a operação das rodovias para o município. Mas destacou que a alteração libera o DNIT para fazer os investimentos de melhorias operacionais da via, que facilitará o trabalho de controle de tráfego realizado pela prefeitura. (Com informações do Ministério dos Transportes e Secom Maceió)

Reportar Erro