PPP

População pode opinar sobre uso e ocupação do Parque da Cidade

GDF prevê contratação de parceria público-privada para gerir o local

acessibilidade:

A população do DF pode opinar sobre o Plano de Uso e Ocupação do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek por meio de uma consulta pública disponível até 15 de junho. A discussão é feita a partir da análise do documento que vai auxiliar no edital para contratação de parceria público-privada (PPP) que irá gerir o local. Para participar, o brasiliense deve se cadastrar no site da secretaria e informar a parte do texto que deseja comentar e fazer a sugestão. 

Entre os pontos destacados na minuta está a recuperação de espaços degradados e o plantio de espécies determinadas. As medidas retomam o projeto original de Burle Marx para o Parque da Cidade. Outras questão discutidas são a instalação de quiosques e trailers; criação de cinco zonas dentro do parque; construção de novas pistas de caminhada e corrida, com trajeto e piso adequado para amortecer impactos; criação de trilhas para ciclistas e patinadores; revisão dos acessos ao parque; entre outros.

O documento ainda proíbe a cobrança de estacionamento e venda, doação ou repasse a qualquer título das áreas e equipamentos do parque.

O secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, acredita que o projeto de ocupação é necessário para uma boa gestão do local. “Dada a relevância do espaço, achamos muito importante a participação popular nessa construção."

Parque da Cidade

Inaugurado em outubro de 1978, o Parque da Cidade foi projetado pelo arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Phoenix Park, em Dublin, na Irlanda. O local recebe, em média, 14 mil pessoas de segunda a sexta, e 37 mil nos fins de semana.

Reportar Erro