Máfia das próteses

Polícia prende médico por obstruir a Operação Mr Hyde

Fabiano Duarte Dutra é acusado de obstrução de Justiça

acessibilidade:

Na terceira fase da Operação Mr. Hyde, deflagrada na manhã desta sexta-feira (21), a Polícia Civil do DF, em parceria com promotores de Justiça, cumpre mandados de busca e apreensão no Hospital Home, na L2 Sul, e um mandado de prisão preventiva contra um médico.

Fabiano Duarte Dutra, que atende na unidade, é acusado de obstrução de Justiça. Segundo a investigação, ele estaria destruindo provas importantes. A polícia apura a atuação de uma máfia de órteses e próteses.

Os investigadores também cumprem mandado de busca e apreensão na casa do médico, na Asa Sul, e numa empresa do ortopedista. O esquema criminoso foi desarticulado no início de setembro pela Divisão Especial de Repressão ao Crime Organizado (Deco) e pelo Ministério Público do DF (MPDFT).

Investigação

A operação investiga uma quadrilha formada por médicos e empresários que visavam o lucro com cirurgias desnecessárias em pacientes, além de superfaturamento de equipamentos, troca fraudulenta de próteses e uso de material vencido e de qualidade inferior em pacientes.

Estima-se que cerca de 60 pacientes foram lesados em 2016 somente por uma empresa. De acordo com as investigações, o esquema movimentava milhões de reais em cirurgias, equipamentos e propinas.

De acordo com a polícia, há casos de cirurgia sabotada para que o paciente seja operado com frequência e, dessa forma, gere lucro para o esquema. Os envolvidos colocam produtos vencidos, trocam os produtos mais caros por mais baratos. Há suspeitas de que os criminosos tentaram matar uma pessoa que denunciou o esquema. 

Reportar Erro