'Sem derrotados' em Alagoas

PL anuncia liberação da direção nacional para indicar vice de Collor

Lideranças alagoanas do PL descartam aliança com candidato de Arthur Lira, que não apoia Bolsonaro

acessibilidade:
Senador Fernando Collor e o vereador Leonardo Dias, no lançamento da pré-candidatura ao governo de Alagoas, em Arapiraca. Foto: Divulgação Facebook

No contexto de um debate com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), sobre os rumos do partido do presidente da República Jair Bolsonaro em Alagoas, lideranças alagoanas do Partido Liberal (PL) afirmaram nesta quarta-feira (3) já terem obtido a liberação da direção nacional da sigla para integrar a candidatura do senador Fernando Collor (PTB) ao governo de Alagoas. Lira contava com o PL para fortalecer a base aliada ao seu candidato a governador de Alagoas, o senador Rodrigo Cunha (União Brasil-AL), que não apoia Bolsonaro. 

Uma convenção marcada para 15h de hoje deve confirmar a indicação do vereador de Maceió, Leonardo Dias, como vice da chapa do ex-presidente da República. A informação foi repassada pelo próprio Dias ao Diário do Poder.

O vereador do PL afirma que a decisão passou pelo entendimento, “sem derrotados”, de que Lira e Collor são líderes importantes para o projeto de reeleição do presidente Bolsonaro. 

“Collor e Arthur são duas lideranças importantíssimas e ambos estão pessoalmente empenhados na reeleição do Presidente. A Executiva Nacional tratou o tema Alagoas durante os últimos meses e chegou à definição de apoio ao palanque do Collor, que tem abraçado a missão de levar o nome do Bolsonaro pelo Estado. Não existem derrotados quanto à definição da Executiva Nacional. Compartilhamos do objetivo de reeleger o Presidente”, disse Leonardo Dias. 

Sem batalha, nem concessões

O presidente da Câmara negou ao Diário do Poder que o PL, ao se aliar a Collor, estaria descumprindo compromisso firmado no momento de filiação de Bolsonaro ao partido, quando o presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto, teria assegurado que Arthur Lira conduziria os rumos do partido em Alagoas. “Não é assim”, disse Lira.

O Diário do Poder apurou que Lira não se esforçou para “tomar o PL de Collor”, nem cedeu em eventual embate com o senador do PTB, como estratégia para manter unida a oposição à família Calheiros. A meta é fortalecer o combate ao projeto do MDB de eleger senador o ex-governador Renan Filho (MDB) e reeleger o governador-tampão Paulo Dantas.

Os principais líderes do PL em Alagoas, Leonardo Dias e o deputado estadual Cabo Bebeto, já abraçaram publicamente a campanha eleitoral de Collor, que tem como lema ser o candidato de Bolsonaro em Alagoas e já demonstrou o desejo de ter Leonardo Dias como vice.

Reportar Erro