Arte

Pirenópolis recebe exposição Névoa Baixa, Sol que Racha

A abertura será às 20 horas, no Cine Theatro Pireneus

acessibilidade:

A exposição itinerante pelo Estado de Goiás, a mostra Névoa Baixa, Sol que Racha, da artista carioca Claudia Dowek, chega a Pirenópolis nesta sexta (8). A abertura será às 20 horas, no Cine Theatro Pireneus. A visitação poderá ser feita de 9 a 24 de maio, de quinta a domingo, das 10 às 12 horas e das 15 às 19 horas.

De Pirenópolis, a exposição, que tem apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, segue para Olhos D’Água, distrito de Alexânia, próximo à Brasília, de 30 de maio a 7 de junho. Além das obras, o visitante poderá conferir uma grande instalação com vídeo projetado dentro de uma estrutura em bambu, com parede de pau a pique. São imagens e sons do rural e do urbano. A visitação é gratuita e aberta para todas as faixas etárias.

As obras da artista visual Claudia Dowek trazem uma linguagem universal: o contraste entre o rural e o urbano e a luta das mulheres do campo. A exposição é composta por oito grandes telas, cinco delas da série Som da Gente. O título foi tirado de uma citação de mulheres da zona rural da Bahia, e faz referência à busca pela própria voz. Os patchworks de renda se misturam aos pigmentos como o óxido de ferro amarelo e o vermelho e trazem a cor de volta ao trabalho de Claudia.

Para completar a homenagem, a artista “batizou” as obras com nomes de personagens engajadas na luta feminina. São elas Margarida Alves, símbolo da luta da mulher no campo (primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas na Paraíba, assassinada há 30 anos); Nazaré Flor, poeta da Zona Rural que participa da luta pela reforma agrária; e Maria Dolores, doutora pela Universidade Federal do Ceará, que se dedica à causa das mulheres do campo.

Nas outras telas, Claudia mostra seu talento para misturar elementos nada convencionais, como fios de cobre e juta, resinas, pigmentos brutos e uma mescla de rendas frivolitê, bilro, renascença, entre outras. As obras Taperá, Porú e Pituna fazem referência às origens brasileiras e significam, respectivamente, casa velha, gente e noite em tupi-guarani. (Goiás Agora)

Pirenópolis
Abertura: 8 de maio, às 20 horas
Exposição: 9 a 24 de maio de 2015
Horário de visitação: De quinta a domingo, das 10 às 12 horas e das 15 às 19 horas.
Local: Cine Theatro Pireneus (Rua Direita, sem nº, Centro)

Olhos D’Água
Abertura: 29 de maio, às 20 horas
Exposição: 30 de maio a 7 de junho de 2015
Horário de visitação: Sexta: 17 às 21h30 / sábado: 14 às 21h30 / domingo: 14 às 18 horas.
Endereço: NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Praça Santo Antônio, sem nº -Olhos D’Água – Alexânia)

Reportar Erro