rede ampliada

Pfizer fecha acordo com Eurofarma para produzir sua vacina no Brasil

As vacinas produzidas no Brasil terão distribuição exclusiva para a América Latina

acessibilidade:
A farmacêutica já fez a entrega de 100 milhões de doses previstas no primeiro termo assinado com o governo brasileiro Foto: Geovana Albuquerque

A farmacêutica americana Pfizer anunciou, nesta quinta-feira (26), que assinou acordo com a empresa Eurofarma para a produção de sua vacina contra a Covid-19 no Brasil.

O contrato prevê que os imunizantes sejam fabricados no país a partir do início do próximo ano. Os insumos serão  distribuídos pelo laboratório dos Estados Unidos e as vacinas terão destino os países latinos.

A Pfizer será a terceira empresa a fechar acordo de produção com o Brasil, as vacinas Coronavac, produzidas em conjunto com o laboratório chinês Sinovac e o Butantan, bem como a AstraZeneca, fruto da parceria da brasileira Fiocruz e a Universidade de Oxford.

A Eurofarma comunicou a estimativa otimista para a produção em solo brasileiro, “em plena capacidade operacional, a produção anual deverá exceder 100 milhões de doses”.

Já o presidente da Pfizer, Albert Bourla, informou que a fabricação e distribuição local do imunizante deve oportunizar o acesso de mais pessoas à vacinação contra a Covid. “Nossa nova colaboração com a Eurofarma expande nossa rede global de cadeia de suprimentos, nos ajudando a continuar fornecendo acesso justo e equitativo à nossa vacina”.

Reportar Erro