Roubo de emendas

PF realiza busca e apreensão contra três deputados do PL, partido de Bolsonaro

Josimar Maranhãozinho (MA), Bosco Costa (SE) e Pastor Gildenemir (MA) são os alvos

acessibilidade:
Sob autorização judicial, a PF gravou o deputado Josimar Maranhaozinho revebendo uma caixa de dinheiro.

A investigação de roubo de recursos de emendas parlamentares levou a Polícia Federal às ruas, nesta sexta-feira (11), para cumprir mandados de busca e apreensão contra três deputados federais do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

Um dos alvos é o deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA), já flagrado com uma caixa de dinheiro vivo. Ous demais são os deputados Bosco Costa (PL-SE) e Pastor Gildenemir (PL-MA).

Os três são suspeitos de usarem um esquema de desvios envolvendo empresas de fachada para embolsar dinheiro proveniente de emendas parlamentares.

A operação é um desdobramento da investigação batizada de Ágio Final, deflagrada em dezembro de 2020.

Autorizadas por Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), as buscas estão sendo realizadas nas residências dos parlamentares e em escritórios políticos nos estados, mas o ministro as vetou em seus gabinetes na Câmara dos Deputados.

É a terceira operação da PF contra Maranhãozinho, que já foi alvo de uma ação controlada na qual os investigadores gravaram vídeos do parlamentar manuseando caixas de dinheiro.

Em dezembro, a PF concluiu o primeiro inquérito contra Maranhãozinho e apontou que ele cometeu crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no caso envolvendo as caixas de dinheiro.

O caso foi enviado para a Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se apresenta denúncia ou arquiva a investigação, mas ainda não houve uma definição.

Reportar Erro