Operação Arquimedes

PF mira esquema de extração ilegal de madeira na floresta amazônica

Operação investiga servidores de órgão ambiental, engenheiros e proprietários de madeireiras

acessibilidade:
Marcelo Rzezinski foi preso pelo juiz Marcelo Bretas, em uma investigação que apura lavagem de US$ 6 bilhões em mais de 30 anos. Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta (25) a Operação Arquimedes, com o objetivo de desarticular um esquema de corrupção envolvendo extração ilegal de madeira na floresta amazônica. A ação tem apoio do Ministério Público Federal (MPF).

Os agentes cumprem 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 109 mandados de busca e apreensão no Amazonas, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima e no Distrito Federal. Foi autorizada ainda o bloqueio de R$ 50 milhões das empresas investigadas, além de 18 medidas cautelares.

Um ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi preso durante a operação, após policiais encontrarem uma arma em sua casa.

De acordo com as investigações, servidores de um órgão ambiental, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de madeireiras estariam envolvidos no esquema.

Reportar Erro