Operação Pronta Emergência

PF investiga mais de R$ 6 milhões em contratos da UFRJ, com suspeitas de irregularidades

Suspeitas recaem sobre dispensas de licitações no Instituto de Psiquiatria da UFRJ

acessibilidade:
Fachada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foto: Ascom UFRJ

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (3) a Operação Pronta Emergência que investiga irregularidades em contratos públicos de mais de R$ 6 milhões celebrados pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), por meio de dispensa de licitação. Ao todo, 35 policiais federais cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Rio Bonito.

As investigações, envolvem recursos públicos federais, sob suspeitas de irregularidades em contratações diretas emergenciais por dispensa de licitação.

“Quanto às suspeitas envolvendo o direcionamento das dispensas de licitação do IPUB/UFRJ foram destacados no relatório de auditoria realizado pela própria universidade: incoerência entre preços demonstrados em propostas; ausência de mapa comparativo das propostas; propostas semelhantes, apresentando o mesmo visual, carimbos e logotipos; conexão entre empresas contratadas por unidades da UFRJ, com os mesmos endereços, sócios, e-mail, telefone, CNPJ, disse a PF.

Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

A UFRJ não havia se posicionado até a publicação desta reportagem. (Com informações da Agência Brasil)

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.