porte de armas

PF desarticula esquema de falsificação de documentos do Exército no Rio

Documentação era destinada à comercialização e porte de armas a pessoas não habilitadas

acessibilidade:
Policial federal fez buscas no Rio, na Operação Confessio. Foto: Ascom PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (10), ação para desarticular grupo especializado na falsificação de documentos do Exército que facilitavam a comercialização e o porte de armas no Rio de Janeiro.

São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em dois municípios da Baixada Fluminense, São João do Meriti e Vilar dos Teles. Mais de 100 policiais estão em ação para cumprir os mandados judiciais.

Segundo as investigações, a quadrilha falsificava quatro tipos de documentos que são obrigatórios à compra e manutenção de armas de fogo: Certificados de Registro de Armas de Fogo (Crafs); Certificados de Registro (CRs); Guias de Tráfego; e Requerimentos para Aquisição de Arma de Fogo e Acessório.

Para o requerente conseguir a documentação, ele passará por avaliação psicológica e testes de capacidade técnica. Com a fraude, todas estas etapas que habilitam o interessado não ocorriam e o acesso às armas se tornava indiscriminado.

De acordo com a PF, “verificou-se ainda a falsificação de documentos que instruem o processo de compra de arma de fogo por Caçador, Atirador e Colecionador (CAC) e sua posterior utilização para compra e venda do armamento junto a estabelecimentos comerciais”.

Os investigados podem responder pelos crimes de falsificação de documento público federal, uso de documento falso, comércio ilegal de arma de fogo e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. As penas combinadas podem chegar a 28 anos de prisão.

 

Reportar Erro