Velho Coiote

PF combate tráfico de pessoas de Minas para os Estados Unidos

Operação investiga esquema de migração ilegal em Divino das Laranjeiras (MG)

acessibilidade:
Material apreendido pela PF na Operação Velho Coite. Foto: Ascom PF

A Polícia Federal deflagrou hoje (2) a Operação Velho Coiote, que combate o auxílio à migração ilegal e tráfico de brasileiros para os Estados Unidos (EUA). Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, na cidade mineira de Divino das Laranjeiras, expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares. A Justiça determinou também o bloqueio de bens e capitais do grupo criminoso.

As investigações, que integram o acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas, tiveram início em 2018, após recebimento de várias notícias-crime a respeito. Apurou-se que os investigados promoviam a migração ilícita e o envio ilegal de crianças e adolescentes para os Estados Unidos, cobrando, para tanto, vultuosos valores em dólares.

Os fatos investigados possuem, em comum, os mesmos suspeitos. O grande número de viajantes nessas condições demonstra a amplitude da atuação do grupo. Ademais, registros indicam que um dos criminosos atuava com essa prática delituosa desde o ano de 2004.

Durante as buscas foram encontrados e apreendidos valores em espécie e carros de luxo, além de bens dados em pagamento e em garantia pela “dívida” assumida pelos migrantes.

Se condenados, os envolvidos e demais investigados podem cumprir pena de até 11 anos de reclusão, com possibilidade de aumento a depender da quantidade de crimes imputados a cada um. (Com informações da Comunicação Social da PF em Governador Valadares/MG)

Reportar Erro