SATÉLITES E NAVES ESPACIAIS

Pesquisador brasileiro lidera grupo mundial sobre simulação no espaço

Engenheiro atua no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE

acessibilidade:
Criado em 1964 nos Estados Unidos, o grupo atualmente reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo para avaliar tecnologias de simulação das condições de voo orbital. Foto: Pixabay

O Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA) elegeu José Sérgio de Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), para a presidência do grupo de trabalho sobre Simulação Espacial. O engenheiro brasileiro permanecerá à frente de discussões sobre testes de satélites e naves espaciais durante 2019 e 2020, período em que terá como vice-presidente o representante da NASA.

Criado em 1964 nos Estados Unidos, o grupo atualmente reúne as principais agências e empresas da área espacial do mundo para avaliar tecnologias de simulação das condições de voo orbital.

“Procedimentos de testes de voo de satélites, operação de câmaras vácuo-térmicas mais complexas, segurança de pessoal e da nave espacial durante os testes, treinamento do corpo técnico, manutenção dos laboratórios, atualização sobre novos equipamentos disponíveis no mercado, problemas e acidentes ocorridos durante os testes etc.”, explica o especialista do INPE, sobre os temas tratados no AIAA.

“Entre os participantes do grupo, além da NASA, estão o Johns Hopkins Lab, a ESA, Boeing, JAXA, Lockheed Martin, Northrop Grumman, Thales Alenia, Airbus, MIT, Agência Espacial Canadense, entre outros, gerando uma oportunidade bastante valiosa para o INPE em termos de atualização nos procedimentos e nas práticas de desenvolvimento de testes de voo em satélites”, diz Almeida.

O engenheiro atua no Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE, que possui instalações únicas no Hemisfério Sul para os ensaios de simulação espacial exigidos antes do lançamento de um satélite. Nos últimos meses, o LIT/INPE realizou simultaneamente os testes para colocar em órbita dois satélites: CBERS-4A e Amazonia-1, um fato inédito para o Programa Espacial Brasileiro. (INPE)

 

Câmara de simulação espacial do INPE
Câmara de simulação espacial do INPE

 

Leia mais sobre Ciência, Tecnologia e Inovação em BRASIL CTI.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.