Guerra à Covid

Pesquisa: maioria apoia lockdown decretado pelos governos estaduais

Entre os entrevistados em todo o País, 56,8% apoiam decretos de proibição de atividades

acessibilidade:
Análise de uma série de 35 estudos de 2020 chegou à conclusão de que esse tipo de fechamento não deu certo como previsto. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

Levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas em todo o País revela que 56,8% dos brasileiros são favoráveis aos decretos de lockdown assinados pelos governadores estaduais, como forma de conter a crise do coronavírus, na contramão da pregação quase solitária do presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com a pesquisa, realizada em 202 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, 39,8% dos entrevistados se posicionaram contrários aos decretos de interrupção total de atividades. Nessa pesquisa, é baixo o percentual dos que ficaram “em cima do muro”: apenas 3,4% não sabem ou não opinaram.

O apoio ao lockdown é maior entre mulheres (59,7%) e pessoas situadas na faixa etária superior aos 60 anos de idade: 62,9%. Também é elevado o apoio ao fechamento total (62,5%) entre os brasileiros que estudaram apenas o ensino fundamental. O Nordeste é a região que mais aprova a medida: 60,4% dos entrevistados.

Considerando as pessoas economicamente ativas, verificou-se que o lockdown é aprovado por 53,2% dos brasileiros que se encontram em idade de trabalhar e por 63,4% dos que já se aposentaram.

Apesar de os números variarem muito, a pesquisa mostra apoio à proibição total de atividades, para tentar conter a Covid-19, seja por sexo, escolaridade, idade e região geográfica.

O Paraná Pesquisas realizou 2456 entrevistas entre sexta-feira (5) e terça-feira (9).

Veja aqui os números da pesquisa sobre apoio ao lockdown:

Reportar Erro