Fiscal eleitoral

Pardal supera 400 denúncias eleitorais em 20 dias em Alagoas

Maragogi é o maior alvo de fiscalização eletrônica no TRE de AL

acessibilidade:

O sistema eletrônico de denúncias criado pela Justiça Eleitoral Brasileira para facilitar a ação das autoridades contra crimes eleitorais em Alagoas já registrou mais de 400 ocorrências em menos de um mês de funcionamento. A ferramenta denominada de Pardal funciona via celulares smartphones e internet e foi lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) em 24 de agosto.

A disputa eleitoral no município de Maragogi foi o principal alvo de denúncias do Pardal, com 49 irregularidades registradas. O resultado é quase o dobro do obtido pelos dois maiores colégios eleitorais de Alagoas, Arapiraca onde houve 27 denúncias e a capital Maceió, com 26 registros de crimes eleitorais. O pequeno município sertanejo de Água Branca também chama a atenção por ter sido o quarto município onde o Pardal foi acionado mais vezes em Alagoas, com 25 denúncias.

O eleitor que deseje participar mais ativamente do exercício da cidadania e de proteção à democracia pode baixar o Pardal gratuitamente na loja virtual para smartphones do sistema Android e IOS, e com o aplicativo, a irregularidade pode ser registrada através de fotografia ou vídeo, do próprio aparelho. Denúncias também podem ser realizadas via web, no site do TRE/AL (www.tre-al.jus.br), no link do Pardal.

A assessoria de Comunicação do TRE de Alagoas informa que as denúncias podem ser feitas anonimamente ou não. E serão diretamente encaminhadas aos juízes eleitorais de Alagoas, responsáveis pelas diligências e apurações. Uma cópia também será encaminhada ao Ministério Público Federal (MPF) para que o órgão auxilie na apuração dos fatos. Caso hajam denúncias falsas, os magistrados adotarão as providências legais apropriadas junto aos órgãos da polícia judiciária e do Ministério Público.

O aplicativo Pardal já foi baixado mais de 50 mil vezes.

Com informações da Comunicação do TRE de Alagoas

 

Reportar Erro