Suspeita de sobrepreço

Painéis eletrônicos do Detran já foram devolvidos

Após notificação, o Detran suspendeu o pagamento do contrato

acessibilidade:

Há alguns dias a população já não encontra nas ruas da cidade os contraditórios painéis eletrônicos do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Após a notificação do Tribunal de Contas do DF, o Detran precisou suspender o pagamento do contrato. Segundo o órgão, todos os equipamentos locados foram retirados pela empresa desde o dia 24 de abril. 

Irregularidades

O TCDF encontrou indícios de sobrepreço e outras irregularidades na locação dos painéis, entre o Detran e a empresa Shempo Indústria e Comércio de Eletroeletrônicos e Serviços Ltda. Cerca de 40 painéis foram alugados por 12 meses. O valor do aluguel era de R$ 4,4 milhões e o possível sobrepreço chega a R$ 888 mil. 

A análise ocorreu após representação do Ministério Público de Contas. Além do sobrepreço, os técnicos do TCDF encontraram outras irregularidades, como direcionamento da licitação, inconsistências na estimativa do número de painéis necessários, omissão de regras de posicionamento dos equipamentos e erros na elaboração da planilha de custos. O Detran também não elaborou estudo técnico para demonstrar que o aluguel era mais vantajoso que a compra dos equipamentos.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.