Eleições em Alagoas

Padre derrotou presidente de Frente Católica do Congresso

Vitória de Padre Eraldo sobre Carimbão fez história em Delmiro

acessibilidade:

Mesmo tendo o apoio do presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB) e das maiores forças políticas de Alagoas, o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS) perdeu a disputa pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas.

Foi um padre católico quem impôs a dura penitência das urnas ao deputado alagoano que preside a Frente Parlamentar Mista Católica Apostólica Romana. Padre Eraldo Joaquim Cordeiro (PSD) foi eleito prefeito do município sertanejo por uma diferença de votos de mais de 16 pontos percentuais, o equivalente a 4.615 votos à frente de Carimbão.

Com o lema “Nada é maior do que a vontade do povo”, a disputa desigual vencida por Padre Eraldo teve como adversários políticos como o senador Fernando Collor (PTC), o governador Renan Filho (PMDB), o ex-governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e o atual prefeito Lula Cabeleira (PMDB).

Foi a segunda candidatura de Padre Eraldo a prefeito de Delmiro Gouveia. O sacerdote de 57 anos já havia disputado também o mandato de deputado estadual, em 2006, de vice-prefeito em 2008, e ainda foi candidato a 1º suplente da chapa de Heloísa Helena (REDE) para o Senado, em 2010.

“Demos um passo importante para a construção de uma cidade justa, humana, que respeite as diferenças e gere oportunidades para a nossa gente. Devolvemos a cidade ao nosso povo, tornamos Delmiro Livre!”, escreveu Padre Eraldo, ao agradecer aos eleitores pelos 14.722 votos.

Carimbão construiu Cidade de Maria (Foto: Sérgio Tenório)Foco na fé

Carimbão tem forte atuação no interior de Alagoas, onde ergueu redutos de oração e romaria como a Cidade de Maria, em Craíbas, onde realiza espetáculos religiosos como a Paixão de Cristo. Também apoia comunidades cristãs de tratamento de dependentes químicos e atua há muitos anos como representante e parceiro dos interesses políticos da Igreja Católica Apostólica Romana.

O deputado federal surpreendeu a classe política ao transferir seu domicílio eleitoral para Delmiro Gouveia, há um ano, depois de mal sucedidos flertes com pré-candidaturas a prefeito nos municípios alagoanos de São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

Quando chamado de forasteiro por opositores em Delmiro Gouveia, Givaldo Carimbão recorria à história do fundador que dá nome ao município sertanejo, afirmando que queria ser tão forasteiro quanto o empreendedor que encravou a 1ª hidrelétrica do Nordeste no paredão da margem alagoana da Cachoeira de Paulo Afonso e alavancou o desenvolvimento regional no início do Século XX, ao criar as condições para as atividades da histórica fábrica de linhas de costura.

Aparentando não temer o exagero ou a frustração do eleitor, Carimbão dizia querer ser responsável por uma nova fase de desenvolvimento do município, como a desencadeada pelo visionário Delmiro Gouveia, em plena crise da economia.

Após a derrota, Carimbão reuniu eleitores para agradecer pelos 10.107 votos que obteve e prometeu que, como deputado federal, não faltará com o compromisso com o povo de Delmiro Gouveia. “Combati o bom combate, conclui minha missão, porém guardei a minha Fé”, disse Carimbão.

Reportar Erro