Câmara dos Deputados

Outubro Rosa: Secretaria da Mulher avalia atenção ao câncer de mama no SUS

Parlamentares discutem o atraso no diagnóstico e tratamento da doença devido a demanda hospitalar pela Covid-19

acessibilidade:
Em outubro, o Congresso é iluminado com luzes cor de rosa na campanha de combate ao câncer de mama. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados se reúne, na tarde desta sexta-feira (9), para discutir o adiamento do diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da demanda gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Parte do Outubro Rosa, a ação tem o apoio da Primeira-Secretaria e da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara e de órgãos do Senado, como a Procuradoria Especial da Mulher, da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher, do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e da Liga do Bem.

O assunto foi levantado pela coordenadora da Secretaria da Mulher, a deputada Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO). “Com a pandemia de Covid-19, o sentimento de pânico e o medo de se expor ao vírus tem provocado que muitas mulheres deixem de dar a devida atenção a problemas que demandam cuidados sérios, como o câncer de mama, de colo de útero e outras doenças crônicas”, afirmou a parlamentar.

A reunião ocorrerá por meio de uma videoconferência transmitida pelo portal e-Democracia, a partir das 14h30 de hoje (9). (Com informações da Agência Câmara)

 

 

Reportar Erro