Saída Norte

Os restos da rocha implodida vão ser aproveitados no aterro das obras

DER diz que medida vai reduzir orçamento das contruções

acessibilidade:

As pedras que se formaram após as duas detonações da rocha feitas na saída norte serão usadas no aterro das obras da Ligação Torto-Colorado. O reuso e a logística do transporte — uma vez que as pedras resultantes da implosão já estão no local — reduzirão o orçamento das construções de rodovias que pretendem desafogar o trânsito na região, por onde passam 100 mil motoristas por dia.

“A gente economiza porque não tem que fazer o transporte de toneladas de carga”, explicou Geraldo Silva, superintendente de obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A pedra gigante, de acordo com ele, fornece um material resistente que serve para os trabalhos na Ligação Torto-Colorado e no Trevo de Triagem Norte. O aterro será de aproximadamente 19 metros, o que permite o uso das pedras sem precisar processá-las. Elas serão cobertas por terra para que, depois, se construa sobre elas as rodovias.

Segundo o superintendente, só será possível dizer o valor economizado depois que a rocha – de 100 metros de cumprimento, 70 metros de largura e 8 metros de profundidade – estiver completamente dinamitada. Foram usadas 4,5 toneladas de dinamite nas duas implosões da pedra gigante, que ainda deve passar por mais seis detonações.(Agência Brasília)

Reportar Erro