Fraudes em Pernambuco

Operação Inópia apura crimes em contratos contra pandemia em Recife e Paudalho

Polícia Civil investiga aplicação de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus

acessibilidade:

Com apoio da Polícia Federal e da Corregedoria Geral da União, a Polícia Civil de Pernambuco desencadeou a Operação Inópia, para apurar crimes relacionados à aplicação de recursos públicos destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19), no Recife e em Paudalho, na manhã desta quarta-feira (3).

Os investigadores cumprem cinco mandados de busca e apreensão, em busca de provas da suposta existência de organização criminosa voltada para a prática de crimes em fraude em licitação. Os mandados foram expedidos pela Vara de Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária.

A polícia prometeu divulgar mais detalhes sobre a operação, a exemplo de quem são os alvos na operação. Mas sabe-se que três dos mandados estão sendo cumpridos em Pernambuco; e as outras duas buscas são cumpridas pela Polícia Federal em Goiás e no Distrito Federal.

A ação também contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual de Pernambuco (MPPE).

Na semana passada, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na Prefeitura do Recife, no âmbito da Operação Apneia, que investiga supostas irregularidades na aquisição de 500 respiradores para pacientes com covid-19, com dispensa de licitação pela Secretaria de Saúde do Recife. Após a operação, a Prefeitura do Recife informou que já havia sido ressarcida do único valor pago neste contrato, R$ 1,075 milhão, com o cancelamento da compra em 22 de maio. (Com informações do Jornal do Comércio)

Reportar Erro