Olho na validade

Operação do Procon encontra irregularidades

Procon apreendeu mais de 400 mercadorias

acessibilidade:

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon-AL) promoveu, nesta quarta-feira (20), mais uma vez fiscalização no Centro de Maceió. Desta vez, além das lojas de cosméticos, as farmácias do Centro comercial da capital também receberam visita da equipe de fiscalização do Procon.

Oito estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, entre lojas de cosméticos e farmácias. Além disso, os fiscais passaram em diferentes empreendimentos localizados no Centro para a orientação de precificação de todos os produtos, principalmente os que ficam localizados na vitrine, expostos ao consumidor.

Nos locais analisados, foram confiscados, 402 produtos que estavam com irregularidades. Em uma só loja foram apreendidos 387 produtos. Outros 27 produtos foram descartados no próprio estabelecimento.

A apreensão e descarte se deram principalmente por produtos sem a especificação da validade, vencidos ou com a informação ilegível. De acordo com a equipe fiscalizadora, até produtos com a validade pintada de corretivo foram encontradas em uma das lojas.

Da apreensão, foram recolhidos ou descartados: batons, base, esmaltes, removedor de esmaltes, tintas de cabelo, descolorante, ampolas de hidratação profunda, xampus, desodorantes, condicionadores, suplementos, absorventes, leite de colônia, colônia infantil, kits de escova progressiva, creme alisante, pós-compactos, entre outros.

As lojas com produtos apreendidos foram autuadas por infração. Elas terão dez dias para criar uma defesa e levar à sede do órgão. Após a análise, podem pagar uma multa que chega a R$ 6 milhões.

Além dos fiscais, estiveram presentes na ação a superintendente do órgão fiscalizador, Flávia Cavalcante, as gerentes de atendimento Mirella Rego e Alexandra Rossiter e a gerente jurídica, Leila Acioli. As ações fiscalizadoras continuarão acontecendo durante todo mês de maio. (Agência Alagoas)

Reportar Erro