Colégio eleitoral

OAB elege Beto Simonetti seu novo presidente, ainda pela via indireta

Advogado do Amazonas teve 77 dos 80 votos do conselho federal

acessibilidade:
Beto Simonetto, presidente nacional da OAB.

Advogado do Amazonas, Beto Simonetti foi eleito na noite desta segunda-feira (31) presidente nacional da OAB, o triênio 2022-2025. Curiosamente, é indireta a eleição para a diretoria da OAB, entidade que se destacou no movimento de retorno das eleições diretas n Brasil, por isso ele apenas recebeu 77 votos de um total de 80 votos. Foram 2 brancos e 1 nulo.

A posse será realizada já Simonetti nesta 3ª feira (1º), também na sede nacional da OAB, em Brasília, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo Youtube.

Simonetti tem 43 anos, é casado e pai de dois filhos. Ele encabeçou a chapa “OAB de Portas Abertas”, que teve o registro formalizado em dezembro de 2021 com o apoio de 26 seccionais da Ordem.

O principal requisito para qualquer advogada ou advogado disputar a presidência nacional da Ordem é ter o apoio de, no mínimo, seis seccionais estaduais. Por causa desse amplo apoio, Simonetti foi candidato único.

Ele se chama José Alberto Simonetti, mas adota “Beto Simonetti”, que é como é tratado desde que começou na profissão de advogado, em 2001.

O novo dirigente da OAB é formado em direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Prioridades

Após a votação, o novo presidente afirmou que pretende “selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal.”

Simonetti afirmou que a prioridade da gestão será resgatar a dignidade da advocacia. “Precisamos dar condições dignas de trabalho, desde os advogados do sertão e dos brejos aos advogados das modernas avenidas dos grandes centros. Que os advogados mais humildes tenham a mesma condição de trabalho dos que estão na Faria Lima, na Barra e no Lago Sul”, afirmou o presidente eleito da OAB.

“A dignidade não se confunde com luxo. Dignidade, é, nesse caso, condições reais de trabalho. E isso, a Ordem vai providenciar”, explicou Simonetti.

Ele ainda afirmou que buscará unir a profissão. “Vamos nos unir em prol do nosso objetivo comum: defender a advocacia, os direitos e as prerrogativas de todos nós”, disse.

Pela primeira vez, duas mulheres integrarão a diretoria nacional da OAB: Sayury Otoni (ES), secretária-geral, e Milena Gama (RN), secretária-geral-adjunta.

Reportar Erro