Censura é censura

NY Times muda título e ameniza críticas a censura imposta por Moraes

Matéria teve seu título amenizado para tentar justificar o absurdo da volta da censura a cidadãos, jornalistas e veículos de comunicação

acessibilidade:
Ministro Alexandre de Moraes. Foto: Nelson Jr./STF
Ministro do STF, Alexandre de Moraes. (Foto: Nelson Jr./STF).

O jornal americano The New York Times fez dura reportagem criticando a censura imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a matéria teve seu título amenizado para tentar justificar o absurdo.

O título original dizia “One man can now decide what can be said online in Brazil”, algo como “um homem agora decide o que pode ser dito online no Brasil”, em crítica direta ao poder de censor autoconcedido.

Apesar de não haver alteração no conteúdo da matéria, a manchete passou a ser “To fight lies, Brazil gives one man power over online speech” ou, em português, “Para combater mentiras, Brasil dá a um homem poderes sobre discurso online”.

Confira abaixo as imagens de como era e como ficou o título da matéria no The New York Times.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.