Investigado por fraude

Novo secretário Fábio Gondim é alvo de denúncias

Ele seria investigado por fraude no Portal da Transparência

acessibilidade:

Mal ocupou o lugar de João Batista de Sousa na Secretaria de Saúde, Fábio Gondim já é alvo de grave denúncia. Ele é investigado pela Polícia Civil do Maranhão por fraude no Portal da Transparência. Gondim assumiu a pasta nesta quinta-feira (23) após pedido de exoneração de Batista, na quarta (22). A intenção do GDF era apostar num gestor para tirar a saúde da crise que vive.

Segundo denúncia, a investigação da polícia do Maranhão é pela possível prática do crime de inserção de dados falsos ou a omissão de dados no Portal da Transparência do Maranhão, onde foi secretário de Planejamento e Orçamento em 2010 e 2011 e  depois secretário de Gestão e Previdência até abril de 2014.

Na denúncia, filtros indevidos foram implantados no portal onde somente 40% dos gastos públicos eram divulgados, descumprindo, assim, a Lei de Responsabilidade Fiscal. A maior parte dos gastos secretos eram na saúde. Os filtros foram descobertos pela Secretaria de Transparência e Controle criada pelo governador Flávio Dino. A ação de improbidade se dá pelo envolvimento de Gondim, de outro secretário de Planejamento e da ex-governadora Roseana Sarney no caso.

Segundo a Secretaria de Saúde, Fábio Gondim não tem impedimentos legais para assumir o cargo. Em nota, a pasta afirmou que “foi aberta uma sindicância no Estado do Maranhão, sem possibilidade de defesa, e que não resultou até o presente momento, em um processo civil ou criminal. Desta forma, o gestor encontra-se apto a exercer sua função a frente desta pasta.”

Reportar Erro