Esforço humanitário

Novo grupo de refugiados ucranianos chega ao Brasil

Grupo de 47 refugiados estava na Polônia e recebeu apoio da força-tarefa da embaixada do Brasil na Polônia

acessibilidade:
Grupo de refugiados estava na Polônia e recebeu apoio da força-tarefa da embaixada do Brasil na Polônia. Foto: Reprodução TV Globonews

Um novo grupo com 47 refugiados ucranianos chegou ao Brasil na manhã de sábado (26) fugindo da guerra na Ucrânia. O grupo, que se encontrava na Polônia, recebeu apoio da força-tarefa da embaixada do Brasil em Varsóvia (Polônia).

O apoio diplomático consistiu, além de orientações, na emissão de documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas em menos de 24 horas.

O grupo fez conexão em Frankfurt (Alemanha), onde contou com apoio do consulado-geral, antes de seguir no último trecho para o Brasil.

A portaria interministerial MRE-MJSP 28, de 3 de março de 2022, garante visto temporário e autorização de residência para fins de acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

Nacionais ucranianos afetados ou deslocados pela situação de conflito na Ucrânia e que tenham chegado ao território nacional sem visto poderão solicitar a autorização de residência junto às delegacias de Polícia Federal. (Com informações do Itamaraty)

Reportar Erro