Educação e pandemia

No DF, estudantes voltam às salas de aula de forma escalonada, a partir de 5 de agosto

O retorno não será feito de uma vez só, mas seguirá um calendário escalonado

acessibilidade:
Salas de aula vazias em razão da pandemia ou da recusa da pelegada sindical de retomar o trabalho.

No Distrito Federal,  as aulas presenciais na rede pública de ensino retornam partir de segunda-feira (2). O retorno não será feito de uma vez só, mas seguirá um calendário escalonado.

Segundo a Secretaria de Educação (SEE) os primeiros dias são reservados ao encontro pedagógico nas escolas, em que os professores, gestores, coordenadores e auxiliares preparam a recepção aos estudantes.

O retorno às salas serão a partir de 5 de agosto, com o retorno dos alunos da educação infantil. A ideia é que, de forma escalonada, todos os alunos estejam em sala de aula até 30 de agosto.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, disse que o objetivo é respeitar a autonomia que a Lei da Gestão Democrática confere aos gestores escolares. “Cada escola vai poder adequar as regras. A secretaria estabelece a diretriz geral, para que as escolas da rede sigam. Mas, desde que os protocolos sanitários sejam respeitados, os gestores têm autonomia para organizar as turmas e o funcionamento da escola de acordo com sua realidade”.

As aulas presenciais serão ministradas durante quatro horas, e uma hora será utilizada para a limpeza da escola entre os turnos escolares. Já os professores deverão dedicar uma hora diária ao atendimento remoto do estudante que ficou em casa. A secretária de Educação sugere que essa hora em que não haverá aulas presenciais seja usada para evitar aglomerações. “Eles podem fazer operações diferentes no horário da aula, começando mais cedo ou terminando mais tarde, para que os alunos não cheguem todos ao mesmo tempo”, sugeriu.

Hélvia ressaltou ainda que as aulas serão retomadas no dia 2, com o professor já na escola fazendo atividades mediadas. O escalonamento se dará apenas quanto à presença do estudante. Assim, todos aqueles matriculados no ensino médio terão aulas remotas até 23 de agosto, quando metade deles deverá ir para a escola, iniciando a alternância semanal.

Reportar Erro