Cargos públicos

Não larga o osso

Afif quer impedir a cassação de seu cargo de vice-governador

acessibilidade:

O vice-governador do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, nomeado ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República pela presidenta Dilma, em maio deste ano, entrou com reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a cassação de seu mandato de vice-governador. A reclamação é contra o pedido de cassação feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Samuel Moreira (PSDB).

O processo de Moreira em desfavor de Afif está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da assembleia e recrimina a acumulação de cargos que o vice exerce ao mesmo tempo. Segundo Afif, o processo que corre na assembleia é irregular, porque o STF decidiu em julgamento anterior que a definição de regras sobre o processamento e julgamento de agentes políticos federais, estaduais ou municipais por crimes de responsabilidade cabe ao Legislativo federal, e não aos estados.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.