Operação Cartel Forte

MP denuncia quatro por esquema milionário no Detran da Bahia

Esquema criminoso movimentou mais de R$80 milhões em dois meses

acessibilidade:
Policiais e agentes do Gaeco durante buscas da Operação Cartel Forte no Detran da Bahia. Foto: Cecom MPBA/Arquivo

O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou ontem (21), Adriano Muniz Decia, Catiucia de Souza Dias, Rafael Ângelo Eloi Decia e Ivan Carlos Castro do Carmo por associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os quatro alvos da Operação Cartel Forte, deflagrada, no dia 10 de fevereiro, foram apontados como operadores de esquema criminoso montado na prestação de serviço de estampamento de placas veiculares junto ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba).

Segundo a denúncia, o esquema criminoso movimentou mais de R$80 milhões em dois meses, em apenas uma das operações de lavagem de dinheiro através de um “stand” de eletrônicos situado na região da 25 de março, em São Paulo. Os créditos eram utilizados para remunerar as cotas dos empresários do cartel, por este elaborado mecanismo de lavagem de capitais, cujas operações eram precedidas de alienação de criptoativos.

Esta é a terceira denúncia oferecida pela operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). E acusa os denunciados de criar a associação criminosa para praticar crimes de cartel, falsidade ideológica, fraude em licitações e lavagem de capitais. (Com informações da Cecom/MPBA)

Reportar Erro