Sonho da casa própria

Ministros, JHC e Lira entregam 480 casas a famílias carentes de Maceió

Prefeito uniu-se ao presidente da Câmara e aos ministros do Desenvolvimento Regional e da Saúde

acessibilidade:
Prefeito JHC, com Arthur Lira e ministros de Jair Bolsonaro, entregam chaves de novo residencial a maceioenses. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O sonho da casa própria se tornou realidade para 480 famílias em situação de vulnerabilidade social de Maceió, contempladas com imóveis no residencial Alamedas Pontal, no Benedito Bentes. Nesta sexta-feira (11), o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), entregou as chaves das residências para os beneficiados, na solenidade com ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Saúde, Marcelo Queiroga, na presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

“Inaugurar esse residencial é inaugurar uma vida nova a essas famílias. São 480 famílias que agora passam a ter um lar, um local digno para morar. Muitas delas vêm de áreas de extrema vulnerabilidade social, onde as carências são enormes, e agora passam a morar num lugar com água encanada, energia elétrica, esgotamento sanitário, áreas verdes e amplas. Nós ficamos muito felizes de num momento como esse, já iniciar o ano entregando essas unidades, e beneficiando, sobretudo, as próximas gerações”, destacou JHC.

Ainda durante a solenidade, o prefeito assinou decreto que dá preferência de 5% das residências para mulheres vítimas de violência doméstica nos conjuntos habitacionais.

As casas do programa Casa Verde Amarela, do governo de Jair Bolsonaro (PL), têm área total de 43m² e contam com cozinha, sala, banheiro e dois quartos. O residencial também vai dispor de área de lazer, com brinquedos, quadras de esportes, salão de festas, bicicletário e ciclovia. Juntos, os quatro Residenciais Alamedas somam 1.920 apartamentos que vão abrigar cerca de oito mil maceioenses.

Emocionada, dona Cícera Nunes, de 77 anos, agradeceu por ser uma das beneficiadas. “Moro na casa da minha neta e graças a Deus vou receber minha casa. Estou muito emocionada, agradeço primeiramente a Deus e depois ao prefeito JHC. Sempre fui muito bem recebida na Secretaria de Habitação e estou muito feliz por receber minha casa”, contou.

Priorizar recursos

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, falou sobre a celeridade nas obras de habitação.

“As obras iniciadas em governos anteriores foram paralisadas. Então, nós priorizamos e colocamos os recursos para a conclusão da obra. Só nesse residencial foram investidos R$37 milhões. É uma ação que vai retornar na transformação da vida das pessoas”, disse Marinho.

Presidente da Câmara Arthur Lira elogiou prefeito de Maceió JHC ao entregar casas a famílias carentes. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também esteve presente na solenidade, destacou o trabalho feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Para mim, é uma alegria entrar nessas residências, porque é aqui que se começa a fazer saúde, com condições dignas de moradias, com água, saneamento. E a partir daí se desencadeia uma série de outras ações, com o cuidado nas ações primárias de saúde”, disse Queiroga.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, destacou o trabalho da Prefeitura para cuidar das pessoas. “Queria destacar o prefeito JHC, a sua iniciativa de olhar para esses movimentos, de cuidar das pessoas que mais precisam. Parabéns a todos que hoje vão ter a felicidade de ter a sua casa própria, para guardar com carinho a sua família”, afirmou Lira.

Inclusão

Maceió também se destaca na inclusão de pessoas com deficiência e idosos. É que o Município vem superando a meta estabelecida pela lei municipal nº 5.168, que preconiza que 10% das residências entregues sejam para deficientes e idosos.

Nos residenciais Oiticica 1 foram contempladas 15,8% de pessoas com deficiência, já no Oiticica 2 foram 9,4% e no Alameda Pontal 8,12%. Além disso, o Município vem dando atenção especial aos idosos. Eles são apoiados no térreo, evitando que precisem subir escadas e garantindo mais segurança para todos. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro