Número de mortes por causa das chuvas em Minas Gerais chega a 24
O desastre ocorreu durante o período chuvoso, iniciado no final de setembro de 2024
Em uma semana, o número de mortes causadas pelas chuvas em Minas Gerais chegou a 24, conforme atualizado pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (13). Apenas no domingo (12), os fortes temporais que atingiram os municípios de Ipatinga e Santana do Paraíso, na região do Vale do Rio Doce, provocaram 11 mortes.
Ainda há uma pessoa desaparecida devido a um deslizamento de terra que causou o colapso de uma residência. O desastre ocorreu durante o período chuvoso, iniciado no final de setembro de 2024.
A Prefeitura de Ipatinga divulgou vídeos nas redes sociais mostrando a lama que invadiu uma unidade de saúde. Em uma das gravações, é possível ver corredores alagados enquanto funcionários tentam proteger macas e cadeiras de rodas. Durante a noite, equipes municipais e voluntários se uniram para limpar o local. Apesar do esforço, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) segue interditada e ainda não há previsão para a retomada do atendimento.
Na noite do domingo (12), o secretário municipal de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, comentou sobre os impactos do temporal, classificando-o como uma “catástrofe ambiental”.