Alagoas

Óleo atinge praias da Barra de São Miguel, que já foram limpas e liberadas

Registros ocorrem desde a quinta (10), mas prefeito garante que área de banho está liberada

acessibilidade:
Manchas de petróleo na Praia Bonita, na Barra de São Miguel, em Alagoas. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um dos destinos mais visitados em Alagoas foi atingido pelas novas manchas resultantes do derramamento de petróleo no litoral do Nordeste. O óleo alcançou a areia da praia Bonita, na Barra de São Miguel, e a região das Falésias do Gunga, no Litoral Sul alagoano, a partir da quinta-feira (10). E voltou a ser encontrado na manhã deste sábado (12).

Um flagrante feito em vídeo por um morador mostra a dimensão da agressão ambiental à praia. E a ocorrência mais recente foi registrada pelo Instituto Biota de Conservação, ONG que resgata animais marinhos e tem monitorado as ocorrências de óleo no litoral alagoano.

Segundo o prefeito de Barra de São Miguel, José Medeiros Nicolau, o “Zezeco” (MDB), houve ocorrências em alguns pontos, desde a última quinta; mas já houve a coleta do material.

“Vamos observar hj após a maré secar como os resíduos irão se comportar. Porém a faixa de uso das barras de praia, turistas, etc, estão sem óleo, praia cheia. Tudo ok. Na área atingida estamos coletando”, disse o prefeito, ao Diário do Poder.

O desastre ambiental do derramamento de óleo que atingiu 150 praias de todos os estados nordestinos levou preocupação ao setor do turismo, que resultou na emissão de um esclarecimento divulgado ontem (11) pela Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), afirmando que apenas locais específicos foram atingidos e são alvo de monitoramento.

O trade afirma que praias de Maceió e dos principais destinos turísticos de Alagoas não possuem manchas de óleo e estão próprias para banho.

Assista ao momento em que as manchas surgiram na Barra de São Miguel:

Manchas de petróleo junto às Falésias do Gunga, após a Lagoa de Roteiro, próximo à Barra de São Miguel, em Alagoas. Foto: Instituto Biota

Reportar Erro