Esporte

Maceió sedia neste domingo a Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu

Competição de jiu-jitsu no Sesc Poço é só para atletas mulheres

acessibilidade:

Maceió sedia neste domingo (3), pela primeira vez, a Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu, reservada apenas a mulheres. As competições serão realizadas no Ginásio do Sesc Poço, às 10h. O professor Erick Costa, que organiza o evento, explica que quando as atletas participam de eventos mistos costumam receber premiações no valor inferior ao dos homens, e isso tem que mudar.  

A competição promete reunir as melhores atletas alagoanas e de Estados nordestinos, em um evento que promete marcar a história do jiu-jitsu alagoano.

“Com nossos eventos anteriores, já transformamos Maceió na capital nordestina do Submission (jiu-jitsu sem quimono). Com a realização da I Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu, nos destacaremos como um dos eventos pioneiros que dá exclusividade às mulheres no Brasil, especialmente em nossa região”, garantiu o professor Erick Costa, organizador da competição.

Chancelada pela Liga Alagoana de Jiu-Jitsu, a I Copa Maria Bonita de Jiu-Jitsu premiará os primeiros lugares na categoria Absoluto com dinheiro. As primeiras colocadas receberão mil reais, as segundas R$ 500 e as terceiras R$ 300, além de brindes dos patrocinadores, em sua maioria empresas especializadas no público feminino.

Ainda de acordo com o professor Erick Costa, as mulheres investem nos treinamentos, alimentação, acompanhamento médico e academias da mesma forma que os homens, mas não estão sendo reconhecidas como devem.

“A maioria dos campeonatos locais oferta às mulheres medalhas e premiações inferiores, fazendo com que as meninas sintam-se desanimadas para competir. Queremos mudar esse cenário, pois a importância feminina para o jiu-jitsu é imensurável. Temos em nossas equipes verdadeiras guerreiras, que conciliam seus treinos com sua rotina profissional e familiar, e elas precisam ser valorizadas”, explicou.

Reportar Erro