Com 93% de UTIs ocupadas

Maceió limita vacinação e acusa governo de Renan Filho de não repassar doses

Secretaria de Saúde de Maceió mantém apenas vacinação de agendados e 2ª dose nesta quinta

acessibilidade:
Com esta entrega de hoje, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos já destinou 135,7 milhões de doses ao PNI Foto: Felipe Brasil/Agência Alagoas/Arquivo

Por meio de nota da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Maceió informou que a imunização contra a covid-19 será limitada nesta quinta-feira (27), por não ter havido repasse pelo governo de Alagoas das novas doses de vacinas contra a covid-19, recebidas ontem (26) pelo Ministério da Saúde. A capital alagoana tem 93% de ocupação das UTIs para covid-19, segundo dados mais atualizados da Secretaria de Saúde de Alagoas.

Ao acusar o governo de Renan Filho (MDB) de não agilizar a distribuição das doses na fase mais crítica da pandemia, a administração do prefeito João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB), informou que a vacinação será executada apenas para as pessoas que já agendaram a 1ª dose, acamados, e os remanescentes que ainda não receberam a 2ª dose, nos pontos de vacinação.

“Sendo assim, fica suspensa a aplicação de 1ª dose nos drive-thrus e pontos fixos por demanda espontânea, até o repasse de novas doses pelo Governo de Alagoas. Também não haverá abertura de novos agendamentos até o envio das doses”, disse a nota da pasta da Saúde da capital alagoana.

A Prefeitura de Maceió também reforçou que segue pronta para vacinar toda a população o mais rápido possível, garantindo toda a estrutura necessária, e aguarda apenas o repasse de novos imunizantes para continuar a vacinação dos maceioenses.

Enviada pelo Ministério da Saúde (MS), nova remessa com 96.500 doses chegou a Alagoas na madrugada de quarta-feira (26) e foi encaminhada à sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), com prédio localizado em Maceió e administrado pela Secretaria da Saúde de Alagoas (Sesau).

Outro lado

O Diário do Poder fez contato com a assessoria da Secretaria de Saúde de Alagoas, que não respondeu ao questionamento sobre a acusação de que governo de Renan Filho não repassou vacina recebidas ontem para a Prefeitura de Maceió.

Durante coletiva de imprensa, no início da tarde, o governador Renan Filho e o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, explicaram que o atraso do repasse se deve ao fato de o governo estar garantindo estoque para aplicação da 2ª dose da AstraZeneca, diante dos impasses no fornecimento de ingrediente farmacêutico ativo para a Fiocruz produzir novas doses. Por isso, explicaram, o estado solicitou aos municípios que relatem quais suas demandas reprimidas dentro dos grupos prioritários, para garantir a distribuição de acordo com suas demandas.

Os gestores estaduais lembraram ainda que Maceió havia anunciado a conclusão da vacinação de pessoas com comorbidade, mas agora está precisando de doses para vacinar grupos prioritários, porque há pessoas que somente conseguiram a documentação necessária agora e têm direito de serem vacinadas.

Reportar Erro