Baiano não quer 2º turno

Lula lidera com 50,4% na Bahia, onde 65,8% reprovam governo Bolsonaro

Petista abre 28,6 pontos à frente do presidente, que pontua 21,8% na Paraná Pesquisas

acessibilidade:
TSE nega pedido para tirar do ar postagens que relacionam Lula ao PCC. Foto: Divulgação/Redes Sociais

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na Bahia, na corrida eleitoral para presidente da República.

Se dependesse apenas do eleitorado baiano, o petista venceria em 1º turno com mais que o dobro da pontuação obtida por Jair Bolsonaro (PL), cujo governo tem reprovação de 65,8% na Bahia.

Os dados são do levantamento da Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira (2), em que Lula detém 50,4% da preferência do eleitor da Bahia, seguido de longe por Bolsonaro, com 21,8%.

A pesquisa na modalidade estimulada traz um empate na terceira posição, entre Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro (Podemos), que pontuam 7,3%. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) foi escolhido por apenas 1,3% dos baianos. E os senadores Alessandro Vieira (Cidadania) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) pontuaram 0,2%.

A Paraná Pesquisas ouviu 2002 eleitores maiores de 16 anos de 200 municípios baianos, em entrevistas pessoais telefônicas, não robotizadas, entre os dias 24 e 28 de novembro de 2021. E calcula que tal amostra representativa do Estado da Bahia atinge um nível de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2% para os resultados gerais.

Baianos reprovam governo

Quando questionados sobre a avaliação do governo de Jair Bolsonaro, somente 29,2% dos baianos responderam que aprovam a gestão do atual presidente; enquanto 65,8% desaprovam seu trabalho. Não souberam ou não opinaram, 5%.

Na Bahia, a qualidade do governo de Jair Bolsonaro foi avaliada negativamente por 57,7 dos eleitores, considerada péssima por 49,4% e ruim por 8,3%. A atual gestão federal alcançou 22,5% de avaliação regular. E a avaliação positiva foi de 18,5%, com o governo considerado bom por 10,2% e ótimo por 8,3% dos eleitores baianos.

Reportar Erro