Caso de Justiça

MP denuncia Jean Wyllys por homofobia

Denúncia resulta de processo movido pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

acessibilidade:
Ex-deputado Wyllys em sessão no Parlamento. Foto: Agência Câmara.

O Ministério Público denunciou o ex-deputado federal, Jean Wyllys, por homofobia contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Segundo Denúncia assinada pela promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

“Na ocasião, sob o pretexto de criticar um anúncio feito pela vítima, na condição de Governador do Estado do Rio Grande do Sul, de que iria manter o modelo estadual de escolas cívico-militares, o denunciado usou a mencionada rede social para fazer uma postagem ofensiva à orientação sexual da vítima (…) Ao dirigir sua crítica a atributos pessoais da vítima, relacionados à sua orientação sexual, quando poderia limitar-se a crítica do fato, objeto da inconformidade, o denunciado extrapolou a liberdade de expressão e atingiu deliberadamente e com animus injuriandi (intenção de injuriar), a honra subjetiva da vítima” , diz a promotora.

 Se a denúncia for aceita pela Justiça o valor da reparação será fixado ao longo do processo.

Leite processou o ex-deputado e ex-BBB, alegando ser vítima de homofobia após os dois terem discutido na rede social “X” (antigo Twitter), e acionou o Ministério Público. Na ocasião, Wyllys disse que Leite sofria de “homofobia internalizada”, em referência a sua orientação sexual.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.