Desfeita

Ministros nem ligaram para convite do Senado para discutir drogas

Proposta para criminalizar o porte é de autoria do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco

acessibilidade:
A ministra da Saúde, Nísia Trindade e o ministro da Justiça, Flávio Dino, (Foto: Agência Brasil)

Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para essa terça-feira (31), às 14h, uma audiência pública para tratar da PEC 45/2023, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com foco na criminalização do porte de drogas.

A lista de convidados para a audiência tem os ministros da Justiça, Flávio Dino, e a Ministra da Saúde, Nísia Trindade. Mas os ministros de Lula não confirmaram presença até o momento.

A PEC que proíbe o porte e a posse de drogas- independente da quantidade e da substância- foi apresentada em setembro e é encarada como uma reação à interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) na prerrogativa do parlamento.

Na ocasião da apresentação, Pacheco afirmou que reconhecia “a importância da discussão no Supremo, mas é uma discussão típica do Congresso, que traduz a vontade do povo”.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.