Câmara envia deputados ao RS para discutir efeito das enchentes
Prefeitos sugerem repetição de estratégias adotadas por Bolsonaro na pandemia
Logo mais, às 19h45, a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, da Câmara dos Deputados, se reúne com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Os deputados também cumprem agenda nos municípios atingidos pelas chuvas do começo de setembro.
A comitiva da Câmara dos Deputados conta com os parlamentares Marcel Van Hattem (Novo-RS), Zucco (Republicanos-RS), Pompeu de Mattos (PDT), Maurício Marcon (Podemos-RS), Padovani (União/PR), Ricardo Maia (MDB/BA), Gilson Daniel(Podemos/ES) e Cabo Gilberto (PL/PB).
A estimativa apresentada pelos prefeitos consultados pela comitiva é que serão necessários, em média, R$ 230 milhões, por cidade, para a saída do estado de calamidade. A sugestão é que sejam adotadas medidas semelhantes às ações adotadas pelo governo Bolsonaro na pandemia, quando foram utilizados recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para pagar o salário dos funcionários de empresas atingidas pelas enchentes.
Van Hattem (Novo-Rs) afirmou que está atuando para incorporar o orçamento de 2024 com recursos para a reconstrução dos municípios.
“Além da ajuda para a reconstrução, precisamos pensar daqui para frente e não deixar que a região acabe por ser esquecida. Por isso, apresentamos requerimento para a criação de Comissão Temporária Externa para acompanhar e seguir auxiliando na recuperação dos municípios atingidos”, completou o parlamentar.