Beneficiada pela Reforma Tributária, BYD presenteia governo com carro de meio milhão
O ex-deputado Alexandre Bandy, que agora presenteia o governo, negociou benefício à BYD na Reforma Tributária
Após a coluna do jornalista Cláudio Humberto revelar o lobby de montadoras para obter benefícios no escopo da Reforma Tributária, a chinesa BYD faz aceno ao governo Lula, presenteando a gestão petista com um SUV elétrico Tan, de sete lugares, que é da cor vermelha. O carro é vendido pela montadora a partir de R$ 529.890,00.
O presidente da marca Byd no Brasil, Tyler Li, e o ex-deputado e ex-ministro das Cidades do governo de Michel Temer, Alexandre Baldy passaram as chaves do veículo ao presidente da República. Baldy, que agora entrega ‘agrado’ ao governo petista, foi peça chave nas tratativas com o Congresso Nacional para aprovação da Reforma sob os moldes que interessavam à montadora. A matéria também contou com a pressão do governo sobre o Congresso pela aprovação.
De acordo com a apuração da coluna, um time de ex-parlamentares endossou as negociações pela Reforma Tributária a fim de obter exceções. Uma das marcas beneficiadas foi a Fiat, que, instalada em Goiana (PE), contou com a ‘marcação sob pressão’ de ex-políticos como o ex-senador e ex-ministro Fernando Bezerra (MDB) e o ex-senador Cássio Cunha Lima, que emplacaram alíquota menor para veículos de combustão interna. A manobra ficou conhecida como ‘bolsa fiat’.
Já na representação da BYD estava Alexandre Baldy, que confirmou haver atuado “para incentivar a vinda da maior indústria mundial de carros elétricos para o Brasil”, referindo-se à empresa chinesa.
Após mais de um ano em negociação com os governos de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, a BYD fechou acordo para instalar sua fábrica na região de Camaçari. Em tempos de negociação pela redução de alíquotas no escopo da Reforma Tributária, o benefício concedido ao nordeste gerou mal estar entre o Planalto e governadores de outras regiões do Brasil.