É preciso mudar

Lira acha que monopólio do gás faz mal à Petrobras e ao povo brasileiro

Petrobras gasta 2 dólares para produzir gás e o vende a 10 dólares

acessibilidade:
Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara - Foto: reprodução do canal da Rádio Bandeirantes.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quinta-feira (14), que o monopólio do gás “não está fazendo bem à Petrobras e nem ao povo brasileiro”, durante entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. E voltou a defender mudanças na política da estatal.

Lira está convencido de que a Petrobras “precisa se esforçar para dar explicações”, ao se beneficiar do próprio mono pólio deixar o consumidor no prejuízo.

O parlamentar não vê sentido no fato de a Petrobras gastar 2 dólares para produzir o gás que vende por 10 dólares. “Isso é o monopólio”, realçou.

O presidente da Câmara confirmou ainda a previsão de.que haverá redução de 8% no preço da gasolina, 7% no preço do litro do etanol e de 3,7% no diesel B, com a mudança na forma de cobrança do ICMS aprovada quarta-feira (13) à noite por impressionantes 392×71 votos.

Eleições 2022

O presidente da Câmara não se impressiona com pesquisas que indicam o suposto favoritismo da oposição na disputa contra Bolsonaro, em 2022.

Para Arthur Lira, “pesquisas refletem apenas um momento” e que ninguém sabe o que acontecerá até o próximo ano.

Ele mencionou como um dificultador a espontaneidade do presidente, cujas declarações “às vezes mais atrapalham que ajudam”, mas disse que ainda resta um longo caminho até as próximas eleições.

Levando em conta sua experiência política, Lira acha que as políticas sociais do governo e medidas que ainda podem ser aprovadas na “janela de 2021” do Congresso podem alterar o quadros.

A bola com o Senado

A aprovação da proposta que estabelece valor fixo de ICMS sobre os combustíveis, com os futuros aumentos sendo calculados com base na média de preços dos últimos dois anos, foi considerada uma demonstração de força política de Lira, que apoiou a ideia.

Da maneira como é cobrado atualmente, o imposto estadual se tornou o “vilão” da escalada de aumentos, afirmou o presidente da Câmara. Segundo Arthur Lira, a previsão de redução está baseada nos estudos que sustentam a proposta.

Depois da aprovação na Câmara, a proposta que muda a forma de cobrança do ICMS sobre os combustíveis será analisada pelo Senado.

Lira confia que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), agilize a análise do projeto pelos senadores, tendo como base declaração do político mineiro manifestando inconformismo com a política de aumentos e com os valores cobrados dos consumidores finais pelo combustível que consome.

O deputado Arthur Lira foi entrevistado no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, pelos jornalistas Thays Freitas, Sônia Blota, Pedro Campos e Cláudio Humberto.

Veja um trecho da entrevista:

Reportar Erro