Instabilidade no solo

Laudo sobre rachaduras em bairros de Maceió será exibido com transmissão ao vivo

Serviço Geológico do Brasil deve expor causas e soluções para fenômeno geológico, na manhã desta quarta

acessibilidade:
Desastre atinge solo do bairro do Pinheiro e mais quatro bairros, desde 2018. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió/Arquivo

A audiência pública para divulgação do resultado dos estudos sobre a Instabilidade do Terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió (AL), agendada para a manhã desta quarta-feira (8), será transmitida ao vivo por dois canais de TV públicas de Alagoas e pelo Facebook. O evento inicia-se às 8h com o credenciamento de autoridades, moradores e imprensa; e acontece no auditório da Justiça Federal, na Avenida Menino Marcelo, bairro da Serraria.

A audiência presidida pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, começa às 9h, com transmissão em canal aberto pela TV Cidadã (35.2) e também pelo canal 7 da NET, na TV Assembleia, além do Facebook do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), responsável pelos estudos sobre o afundamento nos bairros em situação de calamidade decretada pelo prefeito Rui Palmeira (PSDB).

A apresentação terá a participação de representantes do Ministério de Minas e Energia, Lilia Mascarenhas, secretária-adjunta de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, e Frederico Bedran, diretor de Geologia e Produção Mineral, do diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil-CPRM, Esteves Colnago, do diretor de Gestão Territorial da CPRM, Antonio Carlos Bacelar; e do diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Victor Bicca.

O solo dos bairros é explorado pela mineradora Braskem há mais de 40 anos, em 35 poços de extração de sal-gema, no subsolo cortado por uma falha geológica. Por isso e pelas suspeitas de geólogos de que a atividade de mineração pode ter causado problemas na área, o Tribunal de Justiça de Alagoas bloqueou a distribuição de R$ 2,6 bilhões de lucros de 2018 entre os acionistas da mineradora subsidiária da Odebrecht, como medida cautelar para garantir um eventual ressarcimento por danos materiais e morais, em caso de condenação. A Braskem nega ter causado o problema e se compromete em “ser parte da solução”.

A área de maior risco no bairro do Pinheiro abriga 2.500 famílias forçadas a deixar suas residências, na região atingida por rachaduras e afundamento em ruas e imóveis.

Em 28 de março, uma semana após o coordenador dos estudos afirmar em audiência do Senado que foi registrado afundamento de até 18 centímetros por ano na área estudada na capital alagoana, o Serviço Geológico do Brasil publicou nota em que alerta que a interpretação dos dados isolados sobre as deformações no solo não contribui para resolver o problema, servindo apenas para desinformar e causar pânico desnecessário à população.

Confira o roteiro do evento divulgado pela Assessoria de Comunicação da CPRM:

8h – Credenciamento

9h – Abertura

Cel. Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR
Faz saudação de Boas Vindas, cumpre a nominata dos presentes, contextualiza o encontro para apresentação do Relatório Técnico da CPRM dos estudos sobre a Instabilidade do Terreno nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió (AL).

Convoca o Assessor de Hidrologia e Gestão Territorial – CPRM, Sr. Thales Queiroz Sampaio, para fazer a Apresentação do Relatório Técnico.

9h20 – Apresentação do Relatório Técnico – Thales Queiroz Sampaio

10h20 – Composição da Mesa Técnica para responder as perguntas sobre os resultados do Relatório Técnico.
MDR – Cel. Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR
MME – Dra. Lilia Mascarenhas e Dr. Frederico Bedran
CPRM – Dr. Esteves Colnago e Dr. Antonio Carlos Bacelar
ANM – Dr. Victor Bicca

10h40 – Início da sessão de perguntas, que devem ser encaminhadas por escrito para efeito de documentação da sessão.
Mediação realizada pelo Cel Alexandre Lucas Alves – Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC/MDR

12h30 – Encerramento do evento de Apresentação do Relatório Técnico;

12h45 – Início da coletiva de imprensa.

Reportar Erro