Desconvite a Fux

Lasier alerta para insatisfação crescente com o STF

Senador citou o recente “desconvite” do CIC da cidade de Bento Gonçalves ao ministro Luiz Fux

acessibilidade:
Senador Lasier Martins (Podemos-RS). Foto: Agência Senado.
Senador Lasier Martins (Podemos-RS). Foto: Agência Senado.

Da tribuna do Senado, Lasier Martins (Podemos-RS) lamentou esta tarde (25) a insatisfação da sociedade com o Supremo Tribunal Federal (STF) “que vai se espalhando pelo país afora”. Neste sentido, o senador citou o recente “desconvite” do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da próspera cidade de Bento Gonçalves (RS) ao ministro Luiz Fux, do STF, para um jantar-palestra, após a enxurrada de protestos nas redes sociais.

Segundo Lasier, em razão das pressões de sócios da CIC e de ameaças de boicote, patrocinadores e organizadores foram forçados a retirar o convite para o evento previsto para a noite de 3 de junho. Restou à subseção da Ordem dos Advogados (OAB) em Bento Gonçalves encampar a reunião de Fux na cidade no mesmo dia, mas para plateia reservada de 150 pessoas. “Trata-se do reflexo da indisposição crescente da população gerada pela série de atitudes controversas da Suprema Corte”, disse o parlamentar.

Lasier aproveitou para reforçar as críticas com a decisão de juiz federal em tornar o ex-juiz Sergio Moro réu em ação movida pelo PT, pedindo ressarcimento por perdas na Petrobras em virtude da Operação Lava-Jato. “Deu a louca em setores do Judiciário. Na inversão de tudo no combate à corrupção, bandidos são beneficiados e mocinhos, punidos”, protestou.

O senador comentou ainda o pedido de impeachment do ministro Luis Roberto Barroso, do STF, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP-RS), em razão de suposto crime de responsabilidade, quando o juiz insinuou publicamente interferência indevida das Forças Armadas nas eleições brasileiras. “Se meu convite para o ministro vir se explicar no Senado tivesse sido aprovado, talvez nem fosse preciso chegar neste ponto”, finalizou.

Reportar Erro