Nível baixo

Lago Paranoá só atingirá nível máximo no final de 2014

Medidas da Adasa registram que Paranoá só registra máximo em 2014

acessibilidade:

lago paranoa pedro ventura Agencia brasiliaOs níveis de água no Lago Paranoá em Brasília, em 2014, serão semelhantes aos desse ano, com alterações previstas apenas para os meses de outubro e dezembro. A quantidade de água é definida pelo Grupo de Acompanhamento dos Níveis Altimétricos do Lago, com base nos anos anteriores.

A cota de mil metros acima do nível do mar só será atingida no dia 20 de dezembro de 2014. Antes disso, os níveis serão aumentados em até 5 cm acima do mínimo, para favorecer competições náuticas, que acontecerão nos finais de semana do dia 12 de outubro e 2 de novembro do ano que vem. Com o aumento da cota, os barcos terão maior facilidade de se movimentarem nos atracadouros.

A proposta visa a garantir o uso do lago para múltiplas finalidades como geração de energia, abastecimento humano, pesca, lazer, navegação e outras modalidades esportivas.

Segundo Camila Campos, coordenadora de Informações Hidrológicas da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, os estudos realizados com base nos anos anteriores indicaram a viabilidade de manter os níveis próximos ao observados em 2013, com o máximo de 1.000,80 e mínimo de 999,80 metros acima do nível do mar.

O gráfico comparativo dos níveis observados diariamente pode ser acompanhado no site aqui.

Resolução da Adasa que estabelece os níveis ainda será publicada este ano. O Grupo de Acompanhamento é formado por representantes da Adasa (coordenação), CEB, Caesb, Marinha do Brasil, Secretaria de Turismo, Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde, Comitê de Bacia do Paranoá, Ibram, Semarh e Federação Náutica.