Escavações em cela

Justiça do DF determina interdição de ala da Papuda para evitar novas fugas

Juíza determinou a interdição da ala D após três tentativas de fugas em 48 horas

acessibilidade:
Há duas semanas, na madrugada de 14 de outubro, 17 detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda Foto: Marcello Casal Jr

Após ter sido informada sobre novas tentativas de fugas e escavações, a juíza Leila Cury, titular da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) determinou, nesta terça-feira (27), a interdição da ala “D” do bloco I do Centro de Detenção Provisória (CPD), da Penitenciária da Papuda.

A determinação ocorreu depois que a magistrada foi informada, pelo Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária  (SEAPE), que agentes penitenciários encontraram escavações na parede da cela 3 da ala interditada, além de terem impedido, pelo menos, três tentativas de fuga nas ultimas 48 horas.

A magistrada explicou que a situação das instalações do prédio interditado, devido à antiguidade de sua construção, era motivo de preocupação constante. “Em virtude dessa situação de fragilidade, este Juízo vem monitorando a situação do CDP, tanto que já interditou em ocasião pretérita, pelos mesmos motivos, as Alas B, D e A do mesmo Bloco l, para realização de reformas. Agora, mais uma vez se mostra necessária a desocupação da Ala D do Bloco I, para que a administração penitenciária providencie os devidos reparos e com a devida urgência, sobretudo para evitar a ocorrência de tentativas de fuga”.

Sendo assim, todos os presos foram transferidos para a ala “B” do mesmo bloco, seguindo as regras de segurança e observando a situação processual de cada um dos presos.

A juíza também determinou que a SEAPE apresente plano detalhado, com indicação dos ajustes que serão realizados, material a ser empregado, mão-de-obra e cronograma de entrega da obra para recuperação da ala interditada, no prazo de 30 dias.

Há duas semanas, na madrugada de 14 de outubro, 17 detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda. Até o momento quatro ainda estão foragidos. ( Com informações TJDFT)

Reportar Erro